Tendências de design para desenvolvimento web

Tendências de design para desenvolvimento
web e interface do usuário

Recentemente, passei algum tempo observando as direções nas quais o design da interface do usuário está indo. Eu me deparei com algumas tendências muito criativas, promissoras e inspiradoras que, na minha opinião, moldarão o design da interface do usuário no futuro próximo.

Aqui estão as tendências baseadas em minhas observações:

1. Novo Neomorfismo

O Neomorfismo está evoluindo e, eu acho, está aqui para ficar. Não durou muito na sua forma inicial, mas está mudando para uma direção mais sofisticada e acessível. É quase como um skeuomorphismo, mas com uma vibração fresca, moderna e mais estética.

2. Gradientes suaves

Gradientes não vão a lugar nenhum! Na verdade, estou vendo muitos deles, como plano de fundo e em elementos da interface do usuário, como botões, cartões e gráficos. Misturar mais de duas cores para criar um fundo desfocado colorido também é uma coisa!

3. Elementos geométricos

Ambos são usados ​​como plano de fundo ou tema principal ou apenas como um detalhe para tornar o design mais interessante – os elementos geométricos estão recebendo cada vez mais atenção. Eles são frequentemente misturados para criar um mosaico – e o resultado parece muito legal!

4. fundos Pastel

Muitos designs surpreendentes, leves e esteticamente agradáveis, com esquemas de cores pastel muito delicados e brilhantes. Faz com que os designs pareçam muito modernos, não intrusivos, frescos e agradáveis, nos quais o conteúdo desempenha o papel principal e todo o resto é apenas um pano de fundo sutil.

5. Ilustrações e 3D

As ilustrações ainda são uma mania. Estilos diferentes, esquemas de cores diferentes, mais ou menos abstratos, para que correspondam às características do produto. Não apenas plano, mas também imitando a aparência 3D. Acredito que elas são uma boa mudança depois de todos esses anos de uso de imagens para todos os projetos digitais do mundo!

6. Formas abstratas

Usado para planos de fundo e para diferentes elementos da interface do usuário. Eles fazem a interface parecer mais “orgânica” e divertida, o que eu acho que é uma coisa boa. Edite as formas mais simples (quadradas, ovais) com a ferramenta caneta, brinque com raios de borda diferentes, tente cores / gradientes diferentes e você poderá obter um resultado muito interessante.

7. modo escuro

O modo Escuro é uma versão invertida em cores da interface, para torná-la mais acessível à meia-noite. Como sou uma coruja noturna típica, costumo usar os modos escuros para percorrer meus aplicativos favoritos antes de dormir. Ao criar um modo escuro, lembre-se de manter o contraste certo entre diferentes elementos e tipografia.

8. Elementos em ângulo

Não é usado apenas para fotos do Dribbble, mas também como uma maneira de apresentar conteúdo diferente em sites de uma maneira mais fora do padrão. De alguma forma, o conteúdo parece mais interessante e atraente. Como conseguir rapidamente esse efeito? Primeiro, faça uma colagem de elementos a 0 ° graus. Faça deles um grupo. Então, mude o ângulo do grupo (de 30 ° para 50 °) e pronto! Dessa forma, você não precisa alterar o ângulo de cada elemento manualmente.

9. Sombras suaves

Outra tendência favorita da minha. Sombras suaves tornam a interface do usuário mais detalhada. O efeito geralmente é muito sutil, mas esteticamente agradável. As sombras, em geral, tornam certos elementos da interface do usuário mais “clicáveis” e ajudam a diferenciar a hierarquia entre o conteúdo.

10. Tipografia simples e grossa

Eu sempre fui fã de fontes finas, mas mesmo assim estou feliz em ver essa tendência desaparecer. No momento, estou observando o uso de fontes mais espessas, simples e de forma simples (quase quadradas) e legíveis. Eles fazem a interface parecer ainda mais moderna e polida. Se você estiver procurando por um similar para usar, tente Poppins, Montserrat (grátis) ou Gilroy, Sofia Pro, Proxima Nova (pago).

Você já viu alguma outra tendência que valha a pena reconhecer?