Apresentação Institucional - CreativLab Marketing Digital

Como criar uma apresentação
de sucesso da empresa?

Uma apresentação institucional é a melhor maneira de apresentar sua enpresa a clientes ou parceiros. A criação de uma apresentação profissional reforça o profissionalismo e autenticidade de sua empresa.

As apresentações da empresa podem ser usadas em várias situações:

  • no seu próprio site
  • para treinar funcionários externos, para explicar os valores e prioridades da empresa
  • integração dos funcionários, para informar rapidamente os novos colegas sobre a empresa
  • comemorando um aniversário da empresa
  • para receber clientes e fornecedores em um dia aberto
  • apresentar a empresa em portais e páginas de rede na internet
  • nas mídias sociais (por exemplo, Xing, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook)
  • nas negociações de vendas durante as visitas aos clientes
  • em feiras e congressos
  • nas universidades, para inspirar novos funcionários em potencial
  • em portais de vídeo e plataformas como o YouTube

No entanto, há algumas coisas a considerar ao criar uma apresentação da empresa, porque é assustadoramente fácil que sua apresentação bem-intencionada falhe. Isso pode acontecer se você projetar sua apresentação de acordo com uma fórmula definida, entediando seu público com acres de texto seco. Nossas dicas valiosas podem ajudá-lo a obter sucesso na apresentação da sua empresa.

1. Mostre o que torna sua empresa especial

Números de uma boa apresentação institucional

É muito tentador simplesmente apresentar dados, números e fatos em uma apresentação da empresa, mas muitas informações desse tipo podem sobrecarregar seu público, até mesmo desativá-lo completamente. Portanto, em vez de regurgitar meticulosamente toda a história da empresa, limite os fatos e números aos mais importantes e mostre aos ouvintes o que é a sua empresa. Não importa se você está agindo em nome de sua empresa ou de um freelancer que apresenta seus serviços a um cliente em potencial; ajuda se você der ao seu público a sutil impressão de que você e sua empresa já são bem-sucedidos. Evite frases como “Somos os melhores” ou “Nossa empresa é ótima”, no entanto, porque esses recursos geralmente deixam uma má impressão.

2. Mantenha as coisas simples

Aumento das vendas

Embora você precise incluir os aspectos importantes da sua empresa – localizações, clientes, estrutura da empresa, produtos, competências, portfólio e certificações – tente não sobrecarregar seu público com essas informações. De qualquer maneira, ninguém consegue se lembrar de centenas de fatos sobre a empresa, mesmo que você use recursos visuais adequados (fotos, infográficos etc.). Nas apresentações da empresa, como em tantas outras coisas, às vezes menos é mais.

3. Adapte a apresentação da sua empresa a cada cliente individualmente

Apresentando a empresa

Um tamanho definitivamente não serve para todos. Você naturalmente apresentará sua empresa a funcionários em potencial de uma maneira muito diferente de apresentar a indústrias externas, por exemplo. Cada grupo-alvo e setor tem necessidades individuais e faz demandas diferentes na apresentação de uma empresa. Simplesmente não funcionará para criar uma apresentação da empresa e reutilizá-la repetidamente. É claro que leva tempo e esforço para adaptar sua apresentação a cada público, mas vale a pena, levando a melhores taxas de sucesso.

4. Use imagens, mas não necessariamente da sua brochura

Trabalho em equipe

A inclusão de figuras ou desenhos em sua apresentação pode ajudar a estabelecer um relacionamento emocional com seu público. No entanto, essas fotos não precisam necessariamente ser as de alta qualidade da sua brochura; usar imagens de colegas no trabalho diário pode parecer mais autêntico e fazer você parecer acessível.

5. Contar histórias funciona – mesmo em apresentações da empresa

Apresentando resultados

Contar histórias é uma ótima maneira de capturar uma audiência e prender sua atenção pelo maior tempo possível. Se você está contando uma história interessante, as pessoas vão ouvir. Encontre algo interessante para se relacionar sobre sua empresa. Não precisa ser uma obra-prima heróica; uma anedota envolvendo o cotidiano da empresa pode ser igualmente eficaz.

6. Verifique sua gramática e ortografia

Correção da apresentação

Outro ponto que parece óbvio, mas infelizmente é muitas vezes esquecido. Quando você apresenta sua empresa, erros de ortografia e gramática causam uma impressão negativa e podem arruinar todo o seu trabalho árduo. Revise sua apresentação por uma pessoa externa; olhos novos podem detectar os erros que são ignorados acidentalmente por quem conhece o assunto da sua apresentação.

7. Escolha bem suas palavras

Apresentação para o time

Frases que induzam curiosidade ou tensão no ouvinte podem ser uma ótima maneira de chamar a atenção do público. Iniciar uma frase com uma palavra como “Imagine …” envolve seu público emocionalmente no que está acontecendo. É particularmente poderoso quando você esboça um exemplo – por exemplo, em torno de seu serviço – e, assim, deixa claro para o público como sua empresa pode ajudá-lo.

8. Apresente sua equipe

Nossa Equipe

Mesmo seus produtos ou serviços são excepcionais, é uma boa ideia apresentar seus funcionários como parte da apresentação da empresa. Todo mundo sabe que, por trás de um bom produto ou serviço, há uma equipe de pessoas que desenvolve ou produz esses produtos ou implementa os serviços. Um slide de equipe é uma ótima maneira de apresentar o lado humano das coisas, aprimorado por um organograma ou organograma.

9. Inclua depoimentos

Testemunhal de clientes

Os depoimentos podem adicionar muito a uma apresentação bem-sucedida da empresa. Você tem clientes que têm algo ótimo a dizer sobre seu trabalho? Maravilhoso! Use esta oportunidade para perguntar ao cliente se você pode usar a opinião dele no seu site ou para a apresentação da sua empresa como referência. Para algumas apresentações, também pode valer a pena deixar os funcionários darem a sua opinião. Os colegas podem ser muito eficazes como embaixadores de publicidade em uma apresentação da empresa.

10. Precisa de ajuda? Nós podemos te ajudar!

Apresentação Institucional

Como você pode ver, a criação de uma apresentação bem-sucedida da empresa pode levar muito tempo e esforço. Se você ou seus funcionários não tiverem tempo, faz sentido delegar a tarefa a uma agência. Teremos o maior prazer em criar uma apresentação profissional para você – uma que atenda aos seus requisitos em termos de conteúdo e pontos de vista.

O que deve entrar na apresentação da empresa?

Essas dicas são certamente um bom começo para criar uma apresentação profissional da empresa. No entanto, pode ser um desafio determinar o que exatamente incluir na apresentação. Como você pode apresentar melhor a estrutura da empresa? Como enquadrar seus conhecimentos?

Descreva os fatos sobre sua empresa

Os fatos mais importantes sobre sua empresa devem aparecer nos primeiros slides da sua apresentação. Nome da empresa, tipo de entidade legal, ano de fundação, número de funcionários e grupos de produtos precisam aparecer aqui. Porém, para não sobrecarregar o espectador com números, é aqui que é útil adicionar visuais impressionantes; por exemplo, ícones de design plano ou diagramas impressionantes.

Apresente a estrutura da sua empresa com um organograma

Em vez de apresentar cada funcionário em um slide separado, pode ser muito eficaz usar um organograma. É uma ótima maneira de apresentar a hierarquia de uma empresa e mostrar sua estrutura. Caso sua empresa faça parte de um grupo, você também pode mostrar claramente as inter-relações entre empresas dessa maneira.

Apresente sua certificação

Esse pode ser um tópico bastante seco, mas a certificação é obrigatória em muitos setores. Se uma empresa não possui a certificação relevante (por exemplo, certificação de segurança), a cooperação está fora de questão. Portanto, as certificações são extremamente importantes, especialmente na indústria de transformação. Naturalmente, a necessidade de certificação varia de setor para setor, e você terá que avaliar se isso é relevante para sua empresa, mas, se for, é uma parte vital da sua apresentação.

Apresentar fatos e números importantes

É certo que isso também pode ser uma faca de dois gumes. Uma empresa naturalmente deseja se apresentar da melhor maneira possível em uma apresentação da empresa, portanto (por exemplo) despesas potenciais altas para desenvolvimento adicional podem ser melhor não declaradas. Algumas figuras-chave relacionadas às finanças, no entanto, ajudam a criar uma impressão sólida e profissional. Não há regras rígidas, pois cada público é diferente, mas a falta de informações financeiras pode causar uma impressão negativa.

Destaque sua experiência

Embora seja frequentemente incluído como parte de uma introdução geral a uma empresa, pode ser extremamente eficaz apresentar os conhecimentos e as competências específicas da sua empresa como uma seção separada da sua apresentação. Destacar seus pontos fortes como empresa pode ser ainda mais atraente com a adição de visuais impressionantes – gráficos, ícones e imagens, por exemplo, que dão ao seu público uma impressão forte e clara do que você faz de melhor.

Como faço para apresentar a empresa?

Então, com a ajuda de algumas dicas acima, você criou sua incrível apresentação da empresa. Você também precisa considerar como a apresenta. A maneira como você apresenta precisa refletir o relacionamento entre você e seu público. Em uma reunião informal, principalmente interna, por exemplo, você não precisa se apresentar e fazer uma apresentação “clássica”, enquanto permanecer sentado ao apresentar a um novo cliente em potencial seria altamente inapropriado.

Apresentação da sua empresa
É vital ter 100% de seus fatos ao apresentar. Se você não está acostumado a falar em público ou não está familiarizado com todo o conteúdo, vale a pena praticar a apresentação algumas vezes. Estar no topo dos fatos e números realmente aumenta a eficácia da sua apresentação. A prática também ajuda você a injetar um pouco de paixão e compromisso em sua entrega; mesmo que sua apresentação seja maravilhosa, apenas ler o conteúdo de seus slides de maneira monótona pode alienar seu público. Um pouco de prática e você apresentará sua empresa da melhor maneira possível!

Prepare uma versão mais curta da apresentação da empresa
As mídias sociais e os portais da empresa geralmente exigem curtos e rápidos, e não são o local para uma apresentação abrangente e abrangente da empresa, completa com todos os fatos e números. Portanto, é útil criar uma versão mais curta da apresentação da sua empresa para promovê-la por meio de canais digitais ou como base para o seu site. Isso oferece a você uma gama ainda maior de opções quando se trata de personalizar sua apresentação para que ela seja adequada ao seu público.